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sábado, 22 de outubro de 2011

Como desenhar animais












domingo, 16 de outubro de 2011

O que é Jigsaw?


Não tem no dicionário. Os tradutores online como Google, babylon, bebelfish e afins não reconhecem.

Descobri também que pode ser uma estratégia educacional de aprendizagem em grupo. Foca no trabalho coletivo, mas sem perder responsabilização individual.


Pesquisando descobrir que é o mesmo que quebra-cabeça ou seja, Jigsaw Puzzle. 

Quebra-Cabeça é um jogo popular, que pode ser chamado de Jigsaw (termo enlatado americano para Peça de Quebra-Cabaça) ou puzzle.

Enfim, é um quebra-cabeça , mas que pode ser utilizado em grupo.

Para criar um jigsaw ou quebra-cabeça pegue qualquer figura. Escolha um molde apropriado (com o número certo de peças dependendo do grau de dificuldade que você quer). Coloque sobre o quebra-cabeça, combinando as formas com cuidado. E risque no verso. Se a criança souber peça a ela mesma que corte as peças. Guarde o quebra-cabeça em uma caixa ou saco e inclua imagens pequenas para ajudar a criança em seu raciocínio.

Veja o exemplo do molde:

Modelos de quebra-cabeça:






Fonte: Activityvillage.co.uk


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia das crianças


Como se comemora dia das crianças em outros países

A ONU oficializou o dia das crianças em 20 de novembro, mas será que é essa a data adota pelos países ao redor do mundo?
A data escolhida para celebrar o dia das crianças, segundo a ONU, foi dia 20 de novembro, pois, foi nesta mesma data que foi proclamada a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A declaração reconhece que todas as crianças independentes de cor, raça ou sexo possui o direito a amor, cuidados médicos, alimentação, educação e proteção contra qualquer tipo de exploração. No entanto, como sabemos, no Brasil é comemorado no dia 12 de Outubro, mas em outros países é comemorado nesta mesma data? Confira!
A data comemorativa no Brasil nasceu em 1920, segundo uma idéia do deputado federal Galdino do Valle Filho, onde o dia 12 de Outubro foi indicado para comemorar o dia das crianças. No entanto, apenas na década de 60, após uma promoção realizada entre a fábrica de brinquedos Estrela com a Johnson & Johnson esse dia passou a comemorar a data 12 de outubro como Dia da Criança, não só em sua homenagem, mas para instigar a venda de produtos infantis.
Mas a comemoração não é realizada em todos os países numa mesma data.

No Japão, o dia das crianças é comemorado em dois dias. É dividido um dia para as meninas a qual é comemorada no dia 03 de março, através de uma tradicional festa de bonecas, conhecida como “Hina Matsuri”. E outro para os meninos, onde é comemorado no dia 05 de março, chamado Tango no Sekku, onde as famílias expoem seus capacetes de guerra como incentivo para as crianças crescerem fortes e saudáveis.
O dia das crianças na Turquia é comemorado no dia 23 de abril, onde as crianças também passeiam com os parentes e recebem presentes.

Na Índia, a data é comemorada no dia 12 de novembro, onde também presta uma homenagem ao aniversário do primeiro ministro do país, Jawahrial Nehru.
Em Portugal e Moçambique é no dia 1º de junho.

Na Nova Zelândia as pessoas comemoram no primeiro domingo de outubro e as crianças escolhem um animal nativo do país para ser homenageado.


Confira abaixo a data em outros países:
- Alemanha - 20 de setembro
- Argentina - segundo domingo de agosto
- Canadá - 20 de novembro
- Colômbia - último sábado de abril
- Equador - 1 de junho
- Estados Unidos da América - 3 de junho
- Hong Kong - 4 de abril
- México - 30 de abril
- Paquistão - 20 de novembro
- Paraguai - 16 de agosto
- Portugal - 1 de junho
- Romênia - 1 de junho
- Rússia - 1 de junho
- Turquia - 23 de abril
- Uruguai - segundo domingo de agosto
- Venezuela - terceiro domingo de agosto.






PROJEÇÕES

Claro, crianças adoram brinquedos! Mas, nesta quarta nem todas as crianças vão viver essa emoção. Muitos meninos e meninas, que também assistem a desenhos, que também vêem comerciais, que também desejam estes brinquedos, nesta quarta não terão nenhum carrinho ou boneca para brincar. Não terão nenhum presente para abrir.
Crianças e adolescentes constituem uma parcela significativa da população brasileira. Segundo o Censo Demográfico 2000 do IBGE, a população de 0 a 14 anos representava 29,6% da população.
Em função das altas taxas de natalidade observadas nas décadas de 40, 50 e 60, este grupo populacional cresceu consideravelmente em termos quantitativos entre 1965 e 1980. Já a partir daí, verifica-se um declínio em função das baixas taxas de fecundidade e novamente um aumento, no início da década de 90, mantido pelas altas taxas de natalidade.

SAÚDE INFANTIL
Se toda criança tem direito a cuidados médicos como consta na declaração, vamos observar a quantas anda a saúde das crianças e dos adolescentes brasileiros, segundo resultados da Síntese de Indicadores Sociais 2003, do IBGE.
A taxa de mortalidade infantil é um indicador usado para medir o nível de desenvolvimento de um país. Seu aumento pode ter como causas a situação de pobreza, a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e falta de infra-estrutura e saneamento básico, por exemplo. No Brasil, embora a taxa tenha diminuído em todas as regiões brasileiras, a média continua alta, sendo uma das maiores se comparada aos demais países da América Latina.

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA
A educação não é só um direito de todas as crianças, mas uma responsabilidade do governo. No Brasil, as taxas de analfabetismo estão diminuindo, principalmente entre os jovens, mas a média de anos de estudo alcançada ainda é muito baixa.


DIREITOS DA CRIANÇA
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça,religião ou nacionalidade.
2. Direito à proteção especial para o seudesenvolvimento físico, mental e social.
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, moradia e assistênciamédica adequadas para a criança e a mãe.
5. Direito à educação e a cuidados especiais para acriança física ou mentalmente deficiente.
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dospais e da sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, emcaso de catástrofes.
9. Direito a ser protegido contra o abandono e aexploração no trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito desolidariedade, compreensão, amizade e justiçaentre os povos.

Fonte: www.moderna.com.br | www.ibge.gov.br



Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Declaração dos Direitos da Criança
1º Princípio
Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio
A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio
Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio
A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio
A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio
A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio
A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio
A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio
A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio
A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
Fonte: www.portaldafamilia.org

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