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sábado, 3 de setembro de 2011

Jean Piaget - Teoria: construtivismo (Epistemologia Genética)

Jean Piaget (1896 - 1980)
Teoria: construtivismo (Epistemologia Genética)
 
1. Introdução
Tipos de Conhecimentos
Conhecimento Físico - Conhecimento das propriedades físicas de objetos e eventos, necessita da ação sobre o ambiente.

Conhecimento Lógico-matemático - Conhecimento a partir do pensar sobre as experiências com objetos e eventos, necessita da ação sobre o ambiente.

Conhecimento Social - Conhecimento que se origina do meio socio-cultural e não pode ser extraído apenas da ação sobre o ambiente, necessita de interação com pessoas.
Fatores de desenvolvimento
Dolle (1987:69) destaca que, para Piaget, pode-se reter quatro fatores gerais do desenvolvimento mental, cuja responsabilidade porém, é variável:

·Maturação nervosa.
·Exercício da experiência adquirida.
·Interações e das transmissões sociais, a linguagem sem dúvida é um fator do desenvolvimento, mas não é a sua fonte. Existem instrumentos de assimilação que são anteriores à linguagem.

Mais ainda, e de uma maneira geral, o desenvolvimento operatório precede a expressão verbal.

No nível operatório são fartos os exemplos que mostram que a operação está muito mais próxima da ação do que da verbalização.

· O último e determinante fator na visão de Piaget é justamente o da equilibração, este além de ser necessário para explicar cada um dos anteriores, comporta a sua própria especificidade. Este é um fator interno do desenvolvimento, e é uma espécie de dinâmica, de processo conduzido por reflexão e reconstrução a estados de estruturação superiores.
Aspectos da Inteligência  

Piaget considera a existência de dois aspectos o cognitivo e o afetivo que estão intimamente relacionados. Podemos dizer, interpretando Piaget, que o cognitivo é considerado o motor que tem como combustível o afeto.
Os componentes do motor da cognição são o conteúdo, a estrutura  e a função:
·        estrutura - é formada por esquemas assimiladores;
·        a função (funcionamento) é determinada por mecanismos de assimilação e acomodação;
·        o conteúdo é o conhecimento que o sujeito é capaz de construir no processo adaptativo.
Desenvolvimento cognitivo
Componentes: Conteúdo + Estrutura + Função

Se dá a partir do sujeito em interação com o objeto - a ação é mola propulsora do desenvolvimento -  Mas ação para Piaget é muito mais do que a atividade de Skinner - Piaget considera que a ação precisa ser autônoma e pode se dar (e é aí onde ela é fundamental ) em pensamento - o pensamento do sujeito precisa ser conhecido - para muito além do comportamento - O comportamento é apenas uma camada externa - o verniz do pensamento....
2. Conceitos Fundamentais

"A inteligência é a própria vida no seu processo de adaptação"
"Todo ser vivo procura o equilíbrio que permite a adaptação através de processos de auto-regulação".
Assimilação + acomodação = adaptação

Relação sujeito X objeto é uma relação dialética e interativa.

A adaptação intelectual comporta sempre um elemento de assimilação, "isto é de estruturação por incorporação da realidade exterior a formas devidas à atividade do sujeito..." , mas é claro sempre estará também presente um processo de acomodação, pois, "...ao incorporar elementos novos nos esquemas anteriores, a inteligência modifica sem cessar estes últimos para ajustá-los a novos dados...". Donde, "...a adaptação intelectual é um equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar", e a mesma só se realiza quando "resulta num sistema estável , isto é, quando há equilíbrio entre a assimilação e a acomodação". (Piaget, 1991:13)
Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente -  conhecimentos adquiridos.

Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas  (mudança quantitativa - modificação de conteúdo).

Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).

Estrutura Cognitiva - Conjunto ou Agrupamento  de esquemas em busca do equilíbrio

3. Teoria da  Equilibração

Equilíbrio - consiste em ser capaz de identificar diferenciar e integrar ou generalizar de forma consistente  e sem contradições os dados da realidade (diferenças e semelhanças) - Equilibração majorante.

Desequilíbrio - são perturbações que resultam de conflitos momentâneos, os quais uma vez ultrapassados ou superados conduzem a novas construções.

Regulações - São reações as perturbações (conflitos) enfrentadas pelos sujeitos. Podem consistir em reforços ou correções (modificar esquemas). Podem também não acontecer a partir de condutas de rejeição, ou seja o conflito pode não ser percebido e se manter levando à estagnação e a morte da estrutura cognitiva (e do sujeito ??)

Compensações- são ações utilizadas para neutralizar ou anular determinadas ações. Toda compensação se orienta em direção inversa da perturbação, e exige uma avaliação final de seu sucesso.

Na teoria da equilibração Piaget destaca três níveis de abstração pelo qual passamos quando interagimos com os objetos que buscamos conhecer.  Há uma relação forte entre os estágios do desenvolvimento e os níveis de abstração que relacionamos a seguir:
· Abstração empírica · Abstração pseudo-empírica · Abstração refletida.

Estágios do  Desenvolvimento Cognitivo
Estes estágios se desenvolvem num continuum.

Períodos
Sensório Motor
0-2 anos
Pré-operatório
2 - 6/7 anos
Operatório Concreto
7 - 11/12  anos
Operatório Formal
após os 11/12 anos
Aspectos destacados
Inteligência prática (aparelhos reflexos, pouca socialização -relação social de coação)
Função simbólica (linguagem, pensamento egocêntrico, socialização efetiva)
Pensamento reversível (necessita referencial concreto, trocas intelectuais)
Pensamento lógico
(operações abstratas)
Conhecimento predominante
Conhecimento físico
Conhecimento físico
 

Conhecimento físico
Conheciemento lógico-matemático
Conhecimento lógico-matemático
Conhecimento social

O Conceito de operação
Um conceito fundamental para entender as diferenças entre os estágios é o conceito de operação:
Uma operação é uma  ação que se torna reversível em pensamento
Uma operação é uma " ação que pode ser internalizada ou uma ação sobre a qual a pessoa possa pensar e isto é uma atividade mentalmente reversível - ou para ser mais preciso - é uma ação que pode ocorrer em uma direção ou na direção inversa. Uma operação implica sempre a noção de conservação e a relação com um sistema de operações ou uma estrutura global. Para Piaget, as operações são o resultado, não a fonte do desenvolvimento da inteligência." (Gallagher apud Wadswroth, 1997:103)
Conceito de reversibilidade está portanto bastante ligado ao conceito de conservação.
Desenvolvimento da Moralidade

Palavra-chave = Consciência

"A consciência moral e intelectual se elaboram em estreita conexão com o meio social, elas não são inatas". (Piaget - Para onde vai a educação, pag.73)
Fases:


Anomia - não segue regras coletivas, satisfaz interesses individuais.
Heteronomia - interesse por atividades coletivas. As regras são imutáveis e dependente da vontade exterior à criança (superiores).
Autonomia - concepção adulta do jogo. Regras são estabelecidas pelo grupo em comum acordo.

Tipos de moral:

Moral da Coação - estática, conservadora, baseada na tradição. Há uma pressão do grupo social sobre o indivíduo.

Moral da Cooperação- dinâmica, baseada nos conceitos de autonomia.

Tipos de respeito: Respeito unilateral - quando não há um sentimento moral. Há uma submissão a regras pré-estabelecidas exterior ao sujeito.

Respeito Mútuo- As obrigações e ações não são impostas, mas elaboradas pelos indivíduos.
 
Desenvolvimento Afetivo

·Profunda influência no desenvolvimento intelectual.
·É o que Motiva a atividade intelectual. Ë a mola propulsora das ações.
·O Interesse (aspecto afetivo) faz com que selecionamos nossas atividades. Define o conteúdo do nosso desenvolvimento cognitivo.
·Todo comportamento apresenta ambos os aspectos: cognitivo e afetivo
Os três tipos de desenvolvimento (cognitivo, moral e afetivo)  são interdependentes - um promove o outro - formam uma totalidade auto-organizada.
 
 
*     Cooperação - falaremos mais sobre isso pressupõe a coordenação das operações de dois ou mais sujeitos. Prioriza discussões, trocas, controle mútuo de argumentos.
*     Autonomia  - disso também significa ser capaz de se situar competente e consciente diante de pontos de vistas e conflitos da sociedade.
A autonomia não surge em atmosferas de autoridade. Pressão intelectual e moral.

A autonomia intelectual surge para o aluno quando há liberdade nas experiências, tentativas e erros - quando ele pode projetar sua própria atividade - tomar consciências dos seus progressos - construir significações.

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