Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia das crianças


Como se comemora dia das crianças em outros países

A ONU oficializou o dia das crianças em 20 de novembro, mas será que é essa a data adota pelos países ao redor do mundo?
A data escolhida para celebrar o dia das crianças, segundo a ONU, foi dia 20 de novembro, pois, foi nesta mesma data que foi proclamada a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A declaração reconhece que todas as crianças independentes de cor, raça ou sexo possui o direito a amor, cuidados médicos, alimentação, educação e proteção contra qualquer tipo de exploração. No entanto, como sabemos, no Brasil é comemorado no dia 12 de Outubro, mas em outros países é comemorado nesta mesma data? Confira!
A data comemorativa no Brasil nasceu em 1920, segundo uma idéia do deputado federal Galdino do Valle Filho, onde o dia 12 de Outubro foi indicado para comemorar o dia das crianças. No entanto, apenas na década de 60, após uma promoção realizada entre a fábrica de brinquedos Estrela com a Johnson & Johnson esse dia passou a comemorar a data 12 de outubro como Dia da Criança, não só em sua homenagem, mas para instigar a venda de produtos infantis.
Mas a comemoração não é realizada em todos os países numa mesma data.

No Japão, o dia das crianças é comemorado em dois dias. É dividido um dia para as meninas a qual é comemorada no dia 03 de março, através de uma tradicional festa de bonecas, conhecida como “Hina Matsuri”. E outro para os meninos, onde é comemorado no dia 05 de março, chamado Tango no Sekku, onde as famílias expoem seus capacetes de guerra como incentivo para as crianças crescerem fortes e saudáveis.
O dia das crianças na Turquia é comemorado no dia 23 de abril, onde as crianças também passeiam com os parentes e recebem presentes.

Na Índia, a data é comemorada no dia 12 de novembro, onde também presta uma homenagem ao aniversário do primeiro ministro do país, Jawahrial Nehru.
Em Portugal e Moçambique é no dia 1º de junho.

Na Nova Zelândia as pessoas comemoram no primeiro domingo de outubro e as crianças escolhem um animal nativo do país para ser homenageado.


Confira abaixo a data em outros países:
- Alemanha - 20 de setembro
- Argentina - segundo domingo de agosto
- Canadá - 20 de novembro
- Colômbia - último sábado de abril
- Equador - 1 de junho
- Estados Unidos da América - 3 de junho
- Hong Kong - 4 de abril
- México - 30 de abril
- Paquistão - 20 de novembro
- Paraguai - 16 de agosto
- Portugal - 1 de junho
- Romênia - 1 de junho
- Rússia - 1 de junho
- Turquia - 23 de abril
- Uruguai - segundo domingo de agosto
- Venezuela - terceiro domingo de agosto.






PROJEÇÕES

Claro, crianças adoram brinquedos! Mas, nesta quarta nem todas as crianças vão viver essa emoção. Muitos meninos e meninas, que também assistem a desenhos, que também vêem comerciais, que também desejam estes brinquedos, nesta quarta não terão nenhum carrinho ou boneca para brincar. Não terão nenhum presente para abrir.
Crianças e adolescentes constituem uma parcela significativa da população brasileira. Segundo o Censo Demográfico 2000 do IBGE, a população de 0 a 14 anos representava 29,6% da população.
Em função das altas taxas de natalidade observadas nas décadas de 40, 50 e 60, este grupo populacional cresceu consideravelmente em termos quantitativos entre 1965 e 1980. Já a partir daí, verifica-se um declínio em função das baixas taxas de fecundidade e novamente um aumento, no início da década de 90, mantido pelas altas taxas de natalidade.

SAÚDE INFANTIL
Se toda criança tem direito a cuidados médicos como consta na declaração, vamos observar a quantas anda a saúde das crianças e dos adolescentes brasileiros, segundo resultados da Síntese de Indicadores Sociais 2003, do IBGE.
A taxa de mortalidade infantil é um indicador usado para medir o nível de desenvolvimento de um país. Seu aumento pode ter como causas a situação de pobreza, a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e falta de infra-estrutura e saneamento básico, por exemplo. No Brasil, embora a taxa tenha diminuído em todas as regiões brasileiras, a média continua alta, sendo uma das maiores se comparada aos demais países da América Latina.

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA
A educação não é só um direito de todas as crianças, mas uma responsabilidade do governo. No Brasil, as taxas de analfabetismo estão diminuindo, principalmente entre os jovens, mas a média de anos de estudo alcançada ainda é muito baixa.


DIREITOS DA CRIANÇA
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça,religião ou nacionalidade.
2. Direito à proteção especial para o seudesenvolvimento físico, mental e social.
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, moradia e assistênciamédica adequadas para a criança e a mãe.
5. Direito à educação e a cuidados especiais para acriança física ou mentalmente deficiente.
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dospais e da sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, emcaso de catástrofes.
9. Direito a ser protegido contra o abandono e aexploração no trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito desolidariedade, compreensão, amizade e justiçaentre os povos.

Fonte: www.moderna.com.br | www.ibge.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas