Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Pontos a serem observados na elaboração de um parecer descritivo

Observar:

Aspecto Cognitivo - "Cognição é a capacidade de construir conhecimento. No dicionário Cognição é “aquisição de conhecimento” (Houaiss e Aurélio), acredito que a palavra CONSTRUÇÃO traduz melhor o que eu entendo por cognição. Construir conhecimento é fazer deste ato ação e não só recepção. A cognição, segundo o que eu entendo, está relacionada ao processamento de informações, a capacidade de adaptação a situações diferentes, a resolução de problemas, a percepção do mundo e de nós mesmos".

Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.

Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.

Aspecto Perceptivo-motor - O desenvolvimento perceptivo-motor da criança se processa segundo alguns elementos já estudados por GALLAHUE (2005, p. 314), dentre eles :

·        Informações sensoriais: recepção de várias formas de estímulo por meio de receptores sensoriais especializados (visuais, auditivos, táteis e sinestésicos) e transmissão desses estímulos ao cérebro na forma de um padrão de energia neural;
·        Integração sensorial: organização dos estímulos sensoriais que chegam ao cérebro e sua integração a informações passadas ou armazenadas (memória);
·        Interpretação motora: tomada de decisões motoras internas (recalibragem) baseada nas combinações de informações sensoriais (presente) e informações de memória em longo prazo (passado);
·        Atividade motora: execução do movimento real em si mesmo (ato observável);
·        Retroalimentação: avaliação do ato motor por meio de várias modalidades sensoriais (visuais, auditivas, táteis e/ou sinestésicas), as quais, por sua vez, promovem um retorno de informações ao aspecto sensorial do processo, reiniciando o ciclo.
O desenvolvimento perceptivo-motor constitui a base para a criança transitar nas vias públicas de forma segura. Esse desenvolvimento se manifesta por meio da observação, da percepção e da interpretação adequada dos estímulos do ambiente, os quais atuarão como ferramentas capazes de habilitá-la a uma tomada de decisão e conseqüente ação eficiente (como fazer) e eficaz (conseguir fazer) diante dos riscos que se instalam no decorrer de todo o tempo em que esse pequeno pedestre se encontra em circulação no trânsito.
Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.

Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.

Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.

  Observar os seguintes pontos no parecer descritivo:

Ø  Linguagem Oral e Escrita (Compreensão, interpretação e leitura)
Ø  Matemática (Raciocínio, cálculos e conceitos)
Ø  Natureza e Sociedade
Ø  Nas áreas de conhecimento:
·       Formação Pessoal e Social
·       Identidade e Autonomia
·       Música
·       Movimento
·       Artes Visuais
·       Formação Pessoal e Social
·       Identidade e Autonomia

Você deve observar também:
·        Pontualidade
·        Assiduidade
·        Participação
·        Senso de responsabilidade
·        Interesse
·        Relacionamento com o grupo
·        Relacionamento com o professor
·        Comportamento
·        Dever de Casa ( Quando tiver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais vistas