Objetivos:
Ler, comparar e ordenar números
Conteúdos:
- Investigação de algumas
regularidades do sistema de numeração
- Leitura e comparação de números
- Análise das informações nos
rótulos dos alimentos
Tempo Estimado: 5 a 6 aulas
Anos: Pré-escola
Material Necessário: Diferentes
embalagens de alimentos
Introdução
Algumas pesquisas mostram que as crianças
relacionam os números que falam e ouvem no cotidiano com a escrita e, assim,
identificam algumas regularidades que vão ajudá-las a avançar no aprendizado
sobre o sistema numérico. Uma alternativa para impulsionar esse conhecimento
pode estar em um recurso simples: uma coleção de diferentes embalagens de
bebidas e alimentos, por exemplo.
A sugestão desta sequência
didática é que, a partir do manuseio desse material, você proponha desafios aos
pequenos, como procurar informações numéricas ou interpretar os números dos
rótulos dos alimentos (leia reportagem do projeto "Emagrece, Brasil!"
sobre como ler os dados das embalagens). Comece com a análise da data de
validade, do peso e das informações nutricionais e, em seguida, proponha
problemas pontuais de interpretação, produção e comparação.
Desenvolvimento
1º etapa: análise das informações
numéricas das embalagens
Peça que as crianças tragam de casa embalagens
de alimentos como cereal matinal, amido de milho, café, chocolate em pó,
gelatina etc. Quando já tiver uma quantidade razoável (uma média de 5
embalagens para cada 4 crianças), divida a turma em grupos e convide os
pequenos a encontrar números nos pacotes e a pensar para que eles servem.
As crianças devem explorar as
embalagens e discutir nos grupos o que interpretaram. Organize uma socialização
para que dividam suas descobertas, ideias e opiniões. É interessante gerar
condições para que contem as hipóteses que encontraram e discutam as dos
colegas. Neste momento, levante questões, como o exemplo a seguir: "Este
grupo acredita que o número que aparece na frente da embalagem indica até
quando o alimento pode ser ingerido. O que vocês pensam? Será que este número
pode servir para duas coisas diferentes?"
Para registrar as conclusões da
turma, cole uma embalagem desmontada em um cartaz e destaque os diferentes
números encontrados junto das hipóteses da turma para as funções de cada um. É
importante ter em mente que, nesta primeira etapa, o esperado é que as crianças
descubram novas informações por meio da exploração dos materiais, por isso se
preocupe em provocar questionamentos e não em dar respostas.
2º etapa -encontrar o alimento
mais pesado e o mais leve
Recupere o que foi aprendido na
etapa anterior. Para isso, você pode usar o cartaz já elaborado. Se considerar
necessário, acrescente outras informações ou questionamentos para que as
crianças avancem nas hipóteses.
Em seguida, entregue quatro
embalagens para cada grupo e peça que descubram os números que indicam o peso
dos produtos e mostrem quais são os mais pesados. Uma dica para o sucesso da
atividade é procurar embalagens que tenham a mesma unidade de medida (como
"gramas", por exemplo) e números de dois ou três dígitos. Não há
problema em oferecer embalagens de alimentos iguais para os diferentes grupos.
Exemplo: todos podem ter uma caixa de cereais, uma de amido de milho, uma de
gelatina e outra de chocolate em pó.
Durante aproximadamente dez
minutos as crianças devem discutir nos grupos como solucionar o problema. Ao
longo da atividade, faça uma observação minuciosa do que os pequenos estão
fazendo para reconhecer quais as estratégias utilizadas por eles.
Logo após, selecione dois grupos
que tenham respostas diferentes sobre o peso dos pacotes. Essa seleção atende
a, pelo menos, dois objetivos: o primeiro é ver se todos consideraram o número
que representa o peso do alimento na embalagem. O outro é evidenciar a maneira
como as crianças compararam os números e escolheram o mais pesado. Atenção: o
fundamental não é apontar erros e acertos, mas proporcionar o intercâmbio de
diferentes ideias e permitir que os pequenos contem quais os critérios que
utilizaram.
Considere que é possível que os grupos
considerem outros valores em vez da quantia de gramas para definir qual é o
mais pesado. Nessas situações, o professor pode trazer algumas embalagens para
a roda e dizer coisas como: "Percebi que o grupo tal olhou para o seguinte
número para saber quanto pesava esta gelatina (apontando para a data de
validade). Vocês acham que esse número mostra o peso deste alimento? Para onde
temos que olhar para descobrir o peso? Existem outras maneiras de descobrirmos
qual é o mais pesado sem olharmos para este número?"
Esse momento serve para
compartilhar uma informação que pode não ser evidente para todos e que vai
ajudá-los, no futuro, a resolver novos desafios.
3º etapa: ordenar os alimentos
pelo peso
Novamente, relembre o que já foi
feito e, em seguida, peça que as crianças organizem três ou quatro embalagens
pelo peso. Para dar conta dessa tarefa, eles precisarão analisar as escritas
dos números considerando o que já sabem sobre o sistema de numeração.
Esteja atento à complexidade do
exercício! Se para alguns for muito difícil ordenar quatro embalagens, reduza
para três ou até mesmo duas. Mais uma vez, as conclusões da turma devem ser
compartilhadas. Para que os pequenos compreendam a regularidade do sistema numérico,
levante pontos importantes na organização, como:
-Os números que tem menos
algarismos vêm primeiro;
-O número que começa com o
algarismo menor vêm na frente (no caso de números com a mesma quantidade de
algarismos);
-Quando têm dois números que
começam com o mesmo algarismo, temos que olhar para o segundo para saber quem
vem antes.
É bem provável que as crianças
não utilizem a palavra algarismo, mas você pode informá-los dos nomes
convencionais para que aprendam a se expressar com maior precisão.
Avaliação:
Analise se as crianças avançaram no uso social
dos números encontrados nos rótulos, na leitura, na comparação e na utilização
das informações, como tabela nutricional e peso, como fonte de pesquisa. É
importante também observar os critérios utilizados para fazer as comparações.
Pensando que o aprendizado do
sistema numérico é sequencial, você pode analisar aspectos como: os tópicos das
discussões, os equívocos das crianças, as questões que ainda poderiam ser
explorados e quais outras informações podem ser incluídas nas próximas aulas.
Fernanda Glaessel Ramalho
Formadora de Professores da Rede
Municipal de São Caetano do Sul (SP)
Fonte: Revista Escola
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